INÍCIO palavras do presidente a APPP benefícios nossa equipe localização fale conosco como se associar
notícias a doença o que fazer tratamentos bom humor calendário dicas e conselhos

A quem se destina:

O nosso programa se destina aos Portadores da Doença de Parkinson, idosos, em sua imensa maioria, o início deste mal ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade, acometendo ambos os sexos.

Como é desenvolvido?

É desenvolvido em nossa clinica de segunda à sábado, por uma equipe de 45 especialistas entre médicos, funcionários e voluntários.
O paciente é devidamente avaliado e encaminhado de acordo com o estágio de sua Doença, para os seguintes tratamentos:

FONOAUDIOLOGIA
Desenvolvimento da qualidade de vida, no que diz respeito à manutenção e reabilitação da área motora da fala, deglutição, respiração e voz, buscando manter a funcionalidade e a independencia no que se diz respeito à comunicação e interação social com o individuo no seu meio.

FISIOTERAPIA
Temos por objetivo a manutenção e reabilitação, no que diz respeito à área motora, onde a atividade física é essencial para aumentar a mobilidade, melhorar o equilíbrio e coordenação motora, mantendo a funcionalidade e consequentemente a independência do indivíduo.

NEUROLOGIA
Avalia e acompanha o tratamento do paciente de Parkinson, principalmente no aspecto neurológico da doença, indicando a melhor conduta terapêutica para cada paciente realizando encaminhamentos diversos quando se fizer necessário.

PSICOLOGIA
Direcionada à manutenção e reabilitação da saúde mental, aceitação da doença, equilíbrio emocional, prevenção e tratamento da depressão associada ao quadro e reintegração ao convívio familiar, profissional e social.

NUTRIÇÃO
Desenvolvimento da qualidade de vida, no que diz respeito à manutenção e reabilitação da saúde nutricional, visando os aspectos da alimentação saudável, adequada à medicação prescrita para a Doença de Parkinson.

TERAPIA OCUPACIONAL

Se empenha no tratamento, reabilitação e manutenção das funções motoras para atividades básicas do dia-a-dia, acompanhamento a evolução do desempenho ocupacional com o intuito de manter o portador de Parkinson em um convívio social, profissional e familiar funcional, resgatando e cultivando suas capacidades anteriores a doença, facilitando assim seu cotidiano.

Orientar e indicar quanto à utilização de adaptações de segurança e objetivos facilitadores para realização de atividades quando se fizer necessário.

ACUPUNTURA
Tratar especificamente os sintomas da Doença de Parkinson, reduzir a dor, melhorar a capacidade funcional, o sono, o humor e a socialização do paciente. Na seleção dos tratamentos é de suma importância considerar a causa e o mecanismo fisiopatológico envolvido, o estado funcional e emocional do paciente, suas condições clínicas e doenças associadas.

GERIATRIA
Abordagem preventiva, curativa, e paliativa de forma a contemplar com o máximo de autonomia e independência de acordo com a realidade específica de cada paciente. Abordando, não somente a Doença de Parkinson, mas também as diversas doenças associadas à 3ª idade.

MASSOTERAPIA
Procura a qualidade de vida através de massagem terapêutica, no que diz respeito a harmonia do corpo, buscando principalmente um relaxamento muscular (diminuição da rigidez), diminuir as dores musculares causadas pela doença e inibir o tremor. Além de melhorar a circulação e o bem estar do paciente.

CORAL

A prática de canto permite uma boa abordagem dos problemas da mecânica vocal em geral, contribuindo sobremaneira para a melhora da fonação, respiração e do controle vocal. A vivência de atividades vocais relacionadas ao canto coral, favorece a socialização e oferece a seus participantes suporte e apoio que lhes permitem expressar sentimentos, diminuindo a insegurança diante da doença, promovendo a doença do estado de ânimo e o resgate da auto estima e da qualidade de vida.

ENFERMAGEM

Atendimento de pré-consulta para verificação de sinais vitais, acompanhamento de tratamento quanto orientações.

FARMÁCIA

(Parkinson ainda não tem cura, mas tem remédio)

É uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, responsável pela sua manutenção física e de pessoal da Farmácia, e a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná que através do CEMEPAR, é responsável pelo fornecimento dos remédios existentes no Programa de Dispensação de Medicamentos Excepcionais e a Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo a qual é responsável pela dispensação dos medicamentos aos Portadores da DP.
Quem tem Direito a estes medicamentos gratuitamente?
Todos os Portadores da Doença de Parkinson, residentes em Curitiba e Região metropolitana, devidamente cadastrados. Se mora fora das áreas mencionadas, clique aqui para ver uma lista de entidades em outros estados brasileiros que podem vir a ajudá-lo.
Remédios existentes no programa de dispensação de medicamentos:
medicamento e dosagem
Amantadina (100 mg)
Biperideno (2 mg)
Bromocriptina (2,5 mg)
Levedopa + Carbidopa 250 mg /25 mg
Levedopa + Carbidopa 200 mg / 50 mg
Entacapone (200mg)
Levodopa + Benserazida (200/50 mg)
Levodopa + Benserazida (100/25 mg)
Pramipexol (0,25 mg)
Pramipexol (1 mg)
Selegilina (5 mg)
Tolcapone (100 mg)

 

Hidroterapia (convênio)
Encaminhamos nossos associados para Hidroterapia na piscina construída na Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho pela Prefeitura atendendo uma reivindicação da APPP!

Outros Serviços Oferecidos
Neurocirurgia, Musicoterapia e Coral.

Orientações Diversas
Encaminhamentos Externos a outras entidades, se for o caso.

 
FARMÁCIA
FONOAUDIOLOGIA
FONOAUDIOLOGIA
FISIOTERAPIA
MASSOTERAPIA
NEUROLOGIA
NUTRIÇÃO
PSICOLOGIA
ENFERMARIA
CORAL

 

 

 

 

 

 

 

 

INÍCIO palavras do presidente a APPP benefícios nossa equipe localização fale conosco como se associar
notícias a doença o que fazer tratamentos bom humor calendário dicas e conselhos

 

 

 

 

 



© 2005-2006 pela Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo
Nenhuma parte deste site poderá ser reproduzida sem autorização

criado por Magno Urbano

atualizado em dezembro de 2006